Acompanhe as dicas do nosso Escritório de Arquitetura em SP - Studio E+W
15874
post-template-default,single,single-post,postid-15874,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,qode-child-theme-ver-1.0.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Acompanhe as dicas do nosso Escritório de Arquitetura em SP

escritório de arquitetura em SP

Acompanhe as dicas do nosso Escritório de Arquitetura em SP

O Studio E+W, Escritório de Arquitetura em SP, inicia uma série de postagens com informações importantes para você que está em busca de planejar e construir sua nova casa

 

É muito comum recebermos aqui em nosso escritório de arquitetura em SP clientes com dúvidas sobre todo processo para construir. Certamente é um passo grande na vida íntima de cada um, além de ser um assunto que envolve várias questões multidisciplinares, ou seja, várias frentes envolvidas para compor este sonho.

Construir uma casa exige detalhes técnicos construtivos, aspectos legais, muitas pesquisas com possibilidades infinitas de escolhas e orçamentos mas, principalmente, aspectos pessoais da vida de cada um.

Tratando-se de um tema bastante vasto de pesquisas, vamos procurar resumir quais são os pontos principais ao planejar e construir uma casa. Por meio de um guia, contaremos por onde começar este planejamento de vida que chamamos de Projeto de Arquitetura Residencial.

Confira abaixo os três primeiros passos para iniciar o projeto de arquitetura da construção da sua nova casa.

1. Projeto de arquitetura

Devemos iniciar pelo Projeto de Arquitetura em si. Ouvir, respeitar e entender quais são os principais desejos e sonhos que estarão envolvidos na criação desse projeto é fundamental.

Este é o momento de investigarmos o Programa do Projeto, como chamamos na Arquitetura. Os Projetos para construção de casas possuem programas bem similares, como dormitórios, cozinhas, área de serviços, garagem, ambientes de estar e espaço gourmet (áreas que cresceram muito nos últimos anos).

Agora, para avançarmos nesse Programa, deveremos entrar nos detalhes, identificando:

  • Quantos dormitórios o Projeto deverá ter?
  • Estes dormitórios serão suítes individuais?
  • Haverá ambientes com banheiros conjugado?
  • Deverá ter algum ambiente destinado a hóspedes?
  • Vamos privilegiar a cozinha, com uma ilha central e espaço para preparação de alimentos?
  • Áreas de estar, living, jardins deverão ser integradas?

Teremos uma sala de lareira? A lista pode ser infinita; Enfim, é preciso fazer essas perguntas, escalar as importâncias e elencar as necessidades básicas para iniciar a discussão do Projeto.

Este momento é um dos mais emocionantes e gostosos dentro de todo processo, pois será onde as vontades da família vem à tona!

Em seguida, iniciamos o processo de se conhecer, onde a relação Arquiteto X Cliente começa a aflorar. Todas as informações são extremamente importantes e todos os questionamentos serão válidos. Este é o período ideal para o cliente pesquisar, se informar e até separar alguns modelos de casas que o agradam para formar o repertório de pesquisa.

escritório de arquitetura em SP

2. Levantamento Topográfico

O próximo passo em projeto de arquitetura é o Levantamento Topográfico. Aqui será necessário o trabalho de uma equipe de engenharia especializada em coletar dados sobre o terreno onde a nova moradia será erguida. Este processo é rápido e de baixo investimento, porém fundamental para o início do processo de criação.

Com o material topográfico, o Arquiteto identifica quais os desníveis do terreno, aclividades ou declividades. É nessa etapa que será estabelecido itens importantes do Projeto como definição dos acessos principais (carros e pedestres) e as cotas de implantação da edificação.

3. Estudo Preliminar

O próximo passo será o Estudo Preliminar e a nossa viagem está apenas começando. Nele, iremos determinar itens fundamentais como o Partido do Projeto, elemento essencial para o início da criação.

Quer saber mais sobre os próximos passos? Então aguarde e acompanhe nossos próximos posts. Se preferir, entre em contato por e-mail ou por telefone. Teremos imenso prazer em recebê-los para trabalharmos juntos neste sonho!

No Comments