Planta baixa: o que é e como entender o projeto da sua casa por meio dela
16489
post-template-default,single,single-post,postid-16489,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,qode-child-theme-ver-1.0.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

O que é a planta baixa e como entender o projeto da sua casa por meio dela

planta baixa

O que é a planta baixa e como entender o projeto da sua casa por meio dela

Muitos processos antecedem a hora da construção de uma casa. Antes de colocar a mão na massa, alguns passos são necessários. Fazer um estudo do terreno, analisar as necessidades dos moradores e colocar todas as ideias no papel, por exemplo. A planta baixa, desenho que mostra a divisão dos cômodos e suas medidas, é o começo disso tudo e diz muito sobre o resultado. Mas você sabe como enxergar o projeto final a partir dela? Nós te explicamos.

O que é planta baixa?

Imagine como você visualizaria uma casa de dentro de um avião, sem a cobertura do telhado. Seria possível enxergar o terreno dividido por paredes, que formam os cômodos e seus acessos (portas, janelas e corredores). A planta baixa traz essa visão para o papel (ou à tela de um computador, se preferir).

O desenho técnico propõe um corte horizontal imaginário à altura de 1,50 m do piso, para que seja possível captar os acessos. Ela engloba todos os ambientes que a residência deve ter e dispõe esses elementos pelo terreno.

Que informações deve trazer

Se engana quem pensa que a planta baixa é apenas um desenho da casa. Além da divisão dos cômodos, o arquiteto deve trazer para esse projeto todas as dimensões de cada ambiente e usar uma escala. Essas informações trazem mais realismo ao esboço e assertividade aos próximos passos.

Importância da planta baixa

Por mais que a planta baixa seja um projeto essencial para um arquiteto, o desenho técnico também traz informações bem úteis para os moradores. A partir dela, é possível saber qual será a incidência de luz no imóvel. Além, também, de como será a ventilação da casa.

Também é importante fazer o esboço da casa para entender como serão dispostas as áreas molhadas da casa, como o banheiro, lavanderia e cozinha. Assim, será possível pensar a instalação hidráulica de um jeito mais eficiente.

É com a planta baixa que você também poderá ter ideia da disposição dos móveis. Assim, você já pode pensar quais itens de decoração e de mobília são indispensáveis para o seu lar.

No Comments